segunda-feira, 13 de outubro de 2008

É feriado!

... no Japão!!

Se você achou que falando em feriado eu ia falar sobre o dia das crianças ou N. Srª Aparecida, se enganou. Todas essas comemorações todos já conhecem. O que me interessou foi a Patrícia Poeta dizer no finalzinho do Fantástico de ontem que hoje seria feriado no Japão. E eu achei realmente interessante porque raramente se houve falar em folga no país onde mais se trabalha no mundo! Principalmente se nem a Bolsa de Valores vai funcionar.
Buscando resolver o enigma de que data se tratava, recorri ao bom amigo Google. Afinal, ainda não conheço ninguém no Japão (mas se minha amiga japa quiser ir eu apóio.).
Bom, segundo o http://www.planetaeventos.com/, na segunda segunda-feira do mês de outubro é comemorado o Dia dos Esportes (Taiiku-no-hi). É o dia em que se comemora as Olimpíadas de Tokyo, realizadas em 1964. a data tem o objetivo de criar simpatia e motivação ao esporte com muita saúde.
Essa preocupação demonstra a importância que os japoneses dão ao esporte, que para eles é mais que exercício físico. No Japão, esporte está relacionado ao desenvolvimento da disciplina, formação do caráter e incentivo ao espírito esportivo. O esporte nacional é o sumô, que já tem lá seus 2000 aninhos.
Pena que esse feriado já é na segunda-feira. Mas eu acho que é de propósito, já que eles gostam tanto de trabalhar: no país do sol nascente sempre que um feriado cai no domingo, segunda-feira vira feriado também!
Mas já que falamos sobre Dia das Crianças, no Japão há vários festivais dedicados a elas, mas se separam a comemoração dedicada às meninas, o Festival das Bonecas (Hinamatsuri), e o Festival dos Meninos (Kodomo-no-hi).

Se você gosta da cultura japonesa, procure: http://www.culturajaponesa.com.br/ ; http://www.japao.org.br/ ou procure no Google também.

Nenhum comentário: