sábado, 18 de outubro de 2008

O galo vai cantar mais cedo

A partir da meia-noite, os relógios das regiões sul, sudeste centro-oeste devem ser adiantados em uma hora. O horário de verão durará até 15 de fevereiro de 2009.
Desconforto para alguns, o a medida do Ministério de Minas e Energia que faz todo mundo pular mais cedo da cama tem o objetivo de reduzir a demanda de energia elétrica através do retardo do início de utilização da iluminação pública. A previsão para a edição 2008/09 é de uma redução de 4% e 5% da demanda de energia, o equivalente a 2 mil megawatts (MW).
O responsável pela avó desta idéia de jerico de fazer todo mundo levantar mais cedo pra economizar luz foi Benjamin Franklin, que queria que as praças tivessem "barulhos de canhões para fazer os preguiçosos levantarem mais cedo todos os dias".
Há quem diga que é balela esta história de economia elétrica. Para especialista em horário de verão e P.h.d. pelo Instituto Tecnológico de Massachusetts David Prerau,
muitos países adotam a medida em uma tentativa de diminuir a criminalidade no horário de saída do trabalho e também pelo aumento do lazer da população, que pode curtir o fim de tarde por mais tempo.
Michael Downing, professor da Universidade de Tufts, em Boston, vai mais longe e diz que a real intenção do adiantamento dos horários é o lobby das companhias de petróleo e das lojas de shopping."Eles lucram mais com o prolongamento do dia, já que como saem mais cedo do trabalho, as pessoas vão às compras. E não vão andando. Elas pegam carros". Segundo Downing, o horário de verão também contribui para o aquecimento global, já que aumenta o uso do ar-condicionado. "Acho que é uma medida cínica que evita o investimento em uma política eficaz de energia nos países."
De qualquer forma, vale a pena levantar um pouquinho mais cedo e curtir um pouco mais do sol no fim da tarde. Pra quem mora na beira da praia então...

Nenhum comentário: