quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Che eterno


O projeto de Steven Soderbergh (de “Onze homens e um segredo”, entre outros) armou uma grande produção cinematográfica para contar a vida do revolucionário argentino, que de tão grande foi dividida em duas partes: Che e Che - A Guerrilha. A produção ficou por conta de Laura Bickford e do porto-riquenho Benício Del Toro, que chegou a pesquisar por sete anos para produzir o filme e viver o papel principal. O brasileiro Rodrigo Santoro, que interpreta Raul Castro, atual presidente cubano e irmão de Fidel, viveu em Cuba por dois meses para saber mais sobre a história de seu personagem. Os dois filmes se basearam no diário escrito por Guevara na Bolívia e em entrevistas com os revolucionários Pombo, Urbano e Benigno, que atuaram em Cuba e na Bolívia e sobreviveram. Os dois filmes devem estrear, a princípio, em datas separadas, apenas em 2009.
O primeiro filme, Che, conta como o jovem médico Ernesto Che Guevara (Benício Del Toro) é apresentado por Raul Castro (Rodrigo Santoro) ao irmão deste, Fidel (Demián Bichir), até seu sucesso na Revolução Cubana, que faz com que suas palavras sejam ao mesmo tempo respeitadas por todos, mas consideradas perigosas por incitar novas lutas armadas. Este filme tem como nome original The Argentine (126 min.), que é o nome pelo qual o jovem Ernesto era conhecido.
Che – A Guerrilha, inicia desde o ponto em que após a vitória na Revolução Cubana, Ernesto Guevara escreve uma carta aberta ao seu amigo Fidel Castro renunciando a todos os benefícios conseguidos para sair semeando a guerrilha por outros países, principalmente da América Latina. Sob o codinome Ramón, Che chega oculto na Bolívia, disposto a obter o mesmo resultado que já conseguiu em Cuba, resistindo bravamente às dificuldades. Até que a xenofobia dos bolivianos, no entanto, ajuda na captura do líder comunista. Nome Original: Guerrilla, 132 min.
Algumas linhas aqui não conseguem descrever por inteiro tamanha produção. Os atores Rodrigo Santoro e Benicio Del Toro deram uma entrevista ao Fantástico do último domingo contando um pouco dessa aventura. Clique Aqui

Nenhum comentário: