sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Glossário

Tudo o que você precisa saber para entender o mundo do Mercado de Ações
No meio do turbilhão de notícias sobre economia, entenda um pouco do lugar onde saem decisões que podem mudar nossa vida:
Ações: títulos que representam pequenas parcelas do capital de uma empresa.
BM&F: Bolsa de Mercadorias e Futuros: Bolsa onde são negociados contratos derivativos de juros, câmbio, bolsa e de mercadorias como boi gordo, ouro e café.
Corretoras de Ações: vendem e compram ações, a pedido de seus clientes.
Derivativos: Operações feitas no mercado financeiro em que o valor das transações deriva do comportamento futuro de outros mercados
Especuladores: Compram títulos ou commodities que estão com o preço em baixa para vendê-los em alta, com o objetivo de obter ganho rápido.
Fundos de Ações: administram carteiras de títulos em nome de pequenos investidores
Go Around: É um leilão informal ou secundário de títulos públicos. Descreve o processo pelo qual a mesa de negociação do BC pede que os bancos autorizados obtenham cotações de compra e venda.
Hiperinflação - a confiança da população na estabilidade da moeda é destruída e busca-se investir em moedas estrangeiras, ouro, imóveis. Os preços aumentam tanto e tão rápido que todos gastam o dinheiro assim que o recebem.
Ibovespa, Índice Bovespa: Ao fim do dia, as quedas e elevações nas cotações compõem o índice, uma média do desempenho das ações das companhias mais negociadas, considerado o termômetro do mercado financeiro nacional.
Juros - Juro é a remuneração que o tomador de um empréstimo tem que pagar ao proprietário do capital emprestado.
Lastro: títulos dados em garantia de uma operação de mercado aberto.
Mercado de capitais: Rede formada pelas Bolsas de Valores e instituições financeiras que negociam ações e títulos a longo prazo. Sua função é direcionar recursos para financiamentos ao comércio, indústria e até para o governo.
NTN (Nota do Tesouro Nacional): Título com juros pós-fixados e valor nominal, emitido pelo governo para o financiamento da dívida do Tesouro.
Overnight:Operações de troca de dinheiro por um dia para resgate no primeiro dia útil seguinte
Pregão: o salão de negociações da Bolsa de Valores
Recessão: É uma fase em que a atividade econômica se encontra em contração.
Selic: juros básicos da economia brasileira
Taxa Básica: Taxa de juro anual fixada por um banco, que serve de referência para o cálculo das diferentes condições oferecidas por ele.
Ufir (Unidade Fiscal de Referência): Índice usado pra atualização monetária de tributos emultas
Volatilidade: É a intensidade e freqüência de variação de preços de um ativo financeiro ou de índices de uma Bolsa de Valores.

Nenhum comentário: